A. E A de novo.

A. And A again.

auroras, São Paulo

31.07 – 02.10 2021

clique aqui para acessar o site do auroras

click here to access auroras’ website

Paula Alzugaray – A casa e seu duplo (Select)

[scroll for English]

Abrem-se as cortinas, há uma tentativa de enunciação que resulta tão somente em uma vibração, ou ainda esse imperativo do dizer torna impossível terminar uma discussão. Essas pequenas cenas acontecem em diferentes ambientes do auroras, onde figuram objetos mecanizados, coreografias pré-programadas e aleatórias, sinais de luz, pinturas e vídeos. O que elas têm em comum é que parecem conter uma certa teatralidade na maneira como se apresentam.

Na exposição de Ilê Sartuzi no auroras, as ações parecem um começo sempre postergado, fadadas ao fracasso, ou encontram dificuldade na articulação de um sentido coerente. A tentativa de comunicação emite uma luz vermelha em código morse a partir do interior da casa enquanto escuta-se ruídos de outras partes. Formalmente, a repetição encadeia essas partes em um loop que abrange virtualmente todos os objetos. Isto é, a “vivacidade” das coisas é programada para que existam momentos de saturação de estímulos e outros de ações mais pontuais.

As escalas dos objetos variam de miniaturas, uma cortina para pessoas pequenas, algo do tamanho de brinquedos infantis e o padrão de manequins adultos. Eles remetem à universos de representações, seja pelos exercícios de imaginação infantil ou pelos elementos do teatro.

Pela natureza dos trabalhos, o horário de visitação da exposição é alterado, começando ao anoitecer. Dessa maneira, a mostra permanece desativada durante o dia. Nessa atmosfera, a casa é tomada por objetos inanimados enquanto cria-se uma possível narrativa de novos moradores.

/

The curtains open, there is an attempt to enunciate something that results only in a vibration, or even this imperative to speak makes it impossible to end a discussion. These small scenes take place in different rooms at auroras, featuring mechanized objects, pre-programmed and random choreographies, light signals, paintings and videos. What they have in common is that they seem to have a certain theatricality in the way they present themselves.

In Ilê Sartuzi’s exhibition at auroras, actions seem to be a beginning that is always postponed, doomed to failure, or they find it difficult to articulate a coherent meaning. The communication attempt emits a red light in morse code from inside the house while listening to noise from other parts. Formally, repetition link these parts together in a loop that encompasses virtually all objects. That is, the “liveliness” of things is programmed so that there are moments of saturation of stimuli and others of more punctual actions.

The scales of the objects range from miniatures, a curtain for small people, something the size of children’s toys, and the standard size of an adult mannequins. They refer to universes of representations, whether through childish imagination exercises or theater elements.

Due to the nature of the works, the visiting hours of the exhibition are changed, starting at dusk. The show remains inactive during the day. In this atmosphere, the house is filled with inanimate objects while a possible narrative of new residents is created.