Ilê Sartuzi (1995, vive e trabalha em Londres) é artista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e com mestrado pela Goldsmiths, University of London. Recebeu o Prêmio PIPA (2021), o prêmio da Bienal de Artes Mediales (Chile, 2022), e foi nomeado duas vezes para o CIFO-Ars Electronica award (USA-Austria, 2022-2023). Sartuzi também co-criou e dirigiu o espaço independente arte_passagem.
Com uma abordagem conceitual e baseada em pesquisa, sua prática envolve objetos escultóricos, projeções de vídeo mapeadas, instalações mecatrônicas, truques, peças teatrais (e mais) brincando com a ideia de animar objetos e elementos de infraestrutura. O interesse nas artes dramáticas conferiu uma teatralidade a esses objetos e instalações que são animados por movimentos mecânicos e interpretam dramaturgias e coreografias; frequentemente em um exercício de repetição que não leva a nenhuma catarse, mas, em vez disso, começa a revelar o funcionamento das próprias máquinas. Ou seja, muitas vezes operando com um centro de atenção vazio (ou um significado unívoco) – a ideia de ausência é recorrente – esses sistemas brincam com opacidade e transparência, mostrando nada além de seu próprio funcionamento, suas lógicas internas de comunicação e relações de poder. Mais recentemente, procedimentos de desorientação e prestidigitação com interesse especial em investigar infraestrutura institucional foram incorporados à pesquisa. Evidentemente, em um âmbito semelhante, questões relacionadas à circulação no sistema de arte (e seus tópos) e especificidade do local também são exploradas.
Esses dispositivos autônomos não apenas substituem atores humanos, como geralmente atuam apenas para si mesmos, especulando assim sobre um possível cenário pós-antropocênico. Dentro dessa atmosfera teatral, a instabilidade e as falhas dessas máquinas frágeis adicionam algum tipo de personalidade às suas performances. Deve-se notar que, apesar da teatralidade, os procedimentos minimalistas são geralmente cirúrgicos (simples e precisos), oferecendo pouco espaço para situações abertamente dramáticas. Eles compartilham qualidades com a figura do trickster: por mais manipuladores que possam ser, há sempre a elegância de uma “prestidigitação” bem executada.
Suas exposições e projetos individuais recentes incluem “Vaudeville”, Pedro Cera (Lisboa, 2023); “cabeça oca espuma de boneca”, SESC Pompéia (São Paulo, 2022); e “A. E A de novo.”, auroras (São Paulo, 2021). Participou de exposições em instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo (2021); Videobrasil (2021); Museu Oscar Niemeyer (2022); Bienal SUR (2021); Instituto Moreira Salles (2020); SESC (Pompéia, 2022; Pinheiros, 2022; Ribeirão Preto, 2019; Distrito Federal, 2018); CCSP – Centro Cultural São Paulo (2018); MAC-USP Museu de Arte Contemporânea (2017); Museu de Arte de Ribeirão Preto (2020; 2017; 2015); Galeria Vermelho (2017; 2018, 2019); as três em colaboração com o grupo de pesquisa Depois do Fim da Arte que integrou por seis anos. Seu trabalho esteve em destaque em alguns dos principais jornais e publicações de arte como o The New York Times, The Guardian, The Art Newspaper, ArtReview, Artforum, Hyperallergic, Folha de São Paulo (entre outros) e está presente em coleções públicas e privadas como as da Pinacoteca do Estado de São Paulo, a coleção moraes-barbosa, o Instituto PIPA, Videobrasil e do British Museum.
FORMAÇÃO ACADÊMICA, GRUPOS DE PESQUISA E CURSOS SELECIONADOS
(2022 – 2024) GOLDSMITHS, University of London
Master in Fine Arts
(2024 – 2025) GOLDSMITHS, UNIVERSITY OF LONDON
Fellowship, Assistência de Direção de Pesquisa no Departamento de Arte
(2014 – 2019) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (CAP/ECA/USP)
Bacharelado em Artes Plásticas, habilitação em Pintura
(2015 – 2021) Grupo de Pesquisa – Depois do fim da arte
com Profa. Dra. Dora Longo Bahia
(2024) Grupo de Pesquisa – Criminal Values
com Prof. Dr. Mike Cooter e Prof. Dr. Nicholas Simcik Arese,
uma colaboração da Architectural Association (AA) e da Sotheby’s Institute of Art (London)
(2018 – 2019) BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAPESP
“Imagens da alteridade na obra de Henri Matisse”
Orientação da Profa. Dra. Sônia Salzstein
(2019) INSTITUTO TOMIE OHTAKE | Escola Entrópica
Grupo de Estudos e Produção em Arte Contemporânea
com Paulo Miyada e Pedro França
(2020) GAIA – Grupo de Arte e Inteligência Artificial
GAIA/C4AI/Inova USP
(2013) RUSSIAN ACADEMY OF ART
EXPOSIÇÕES E PROJETOS INDIVIDUAIS
2025 truque, Museu de Arte Contemporânea, São Paulo (upcoming)
2023 vaudeville, Pedro Cera, Lisbon
2022 cabeça oca espuma de boneca, SESC Pompéia, São Paulo
2021 A. E A de novo. auroras, São Paulo
2020 Dollhouse Gallery, Dollhouse Gallery
2019 cabeça oca espuma de boneca, firma, São Paulo
DUO SHOWS
2024 in the coulisse, Night Café Gallery, London
GIRLS AND BOYS, Wild Trumpets, London
2021 Nhonhô, Videobrasil, São Paulo
2018 Faço pé e mão, arte_passagem, São Paulo
EXPOSIÇÕES COLETIVAS SELECIONADAS
2024
Sleight of Hand [as part of] Goldsmiths, University of London [degree show], London
Making Expansive, Austrian Cultural Forum, London
Summer Show, Pedro Cera, Lisbon
Great Expectations, General Assembly Gallery, London
Rio, e também posso chorar, Casa de Cultura do Parque, São Paulo
Phygital, Centro Cultural PGE-RJ, Rio de Janeiro
�’s 74th Birthday Party, Plicnik Space Initiative, London
2023
Chão da Praça, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo
Hybrid Mirrors, The Wrong Biennale (Embassy)
Spectral, The Cookhouse Gallery, London
Taste the difference, Hypha Studios, London
Spinning Yarns, ArtHub, London
2022
Desvairar 22, SESC Pinheiros, São Paulo
Ópera citoplasmática, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba
Por detrás da retina, Instituto Inclusartiz, Rio de Janeiro
Apocalypse Now, Projeto Vênus, São Paulo
Setas e turmalinas, Casa de Cultura do Parque, São Paulo
O cru e o cozido, Galeria Athena, Rio de Janeiro
Uma mão lava a outra, OLHÃO, São Paulo
Aquisições recentes: Coleção Instituto PIPA, Paço Imperial, Rio de Janeiro
2021
Ninguém teria acreditado, Pinacoteca do Estado de São Paulo
Notes on some dysfunctionality, Homeostasis.lab
Tropic 23º 26’14’’ S – Visualizing Spatial Data, Homeostasis.lab
SUPER-NATURAL, Olhão, São Paulo
SUPER-NATURAL, MASSIMO, Milão (Itália)
SUPER-NATURAL, BPA, Colônia (Alemanha)
Factors 8, Bienal SUR / Labart UFSM
Arte e Tecnologia: uma revolução em curso, State, São Paulo
2020
IMS Convida, IMS – Instituto Moreira Salles
Ao Ar, Livre, Tiago de Abreu Pinto
SARP, Museu de Arte de Ribeirão Preto
Tá me vendo? Tá me ouvindo?, Casa Niemeyer, Brasília
2019
Mostra de Arte da Juventude, SESC Ribeirão Preto
os dois a 80km/h…, Caixa Preta, Rio de Janeiro
Precipitações: ArteLondrina7, UEL – Universidade Estadual de Londrina
Nascente, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo
DESFILÃO de_passagem, arte_passagem, São Paulo
O Grande Susto, cc espaço, São Paulo
Amarradona, Universidade de São Paulo, São Paulo
migalhas, galeria o quarto, São Paulo
Ocupação 9 de Julho, São Paulo
2018
PAREDÃO, CCSP – Centro Cultural São Paulo, São Paulo
VERBO, Galeria Vermelho, São Paulo
Ruído e ausência contínuos, Galeria Sancovsky, São Paulo
Bienal das Artes, SESC-DF, Brasília
Aonde Vamos?, Galeria Lume, São Paulo
Interface2, Interface, Rio de Janeiro
2017
Ainda não, Galeria Vermelho, São Paulo
Subsessões: Avenida Paulista, MASP – Museu de Arte de São Paulo, São Paulo
Programa de Exposições 2017, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto
Novas Poéticas 2017, Galeria Cañizares, Salvador
25ª Programa Nascente, MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo
24º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, Palácio das Artes, Praia Grande
2015
Transformandos, MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Cid. Universitária), São Paulo
Programa de Exposições 2015, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto
40º Salão de Arte de Ribeirão Preto (SARP), MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto
Salão de Artes Visuais de Vinhedo, Vinhedo (Menção Honrosa do Júri)
2014
I Salão de Artes Plásticas Solar dos Andradas, São Paulo (Troféu Solar dos Andradas)
23º Salão Curitibano, Curitiba
22º Salão de Artes de Mococa, Mococa
PEÇAS TEATRAIS
2020 Terra Tu Pátria, MIToff, São Paulo (Festival)
2019 Terra Tu Pátria, TUSP, São Paulo (Temporada)
Terra Tu Pátria, Teatro de Contêiner, São Paulo (Temporada)
Terra Tu Pátria, Itaú Cultural, São Paulo (Festival)
2018 Terra Tu Pátria, Oficina Oswald de Andrade, São Paulo (Temporada)
SCREENINGS
2023 Semana del Cine Latinoamericano, El Cultral San Martín, Buenos Aires, Argentina
Festival PLAY, Corrientes, Argentina
14 Feria Internacional de Arte Contemporáneo Ch.ACO, Santiago, Chile
16 Bienal de Artes Mediales TRUENO, Cineteca Nacional de Chile, Santiago, Chile
2022 Juan Downey International Contest, Bienal De Artes Mediales, Santiago, Chile
9no Corriente, Encuentro Latinoamericano de Cine de no ficcíon, Arequipa, Peru
2021 Juan Downey Prize Finalists, Onda Media, ARTV, Santiago, Chile
NaVaranda, Casa de Cultura do Parque, São Paulo
Imersões: arte e arquitetura, Rio de Janeiro
2020 Night and Day, Olhão, São Paulo
Arte como Respiro, Itaú Cultural
Audiovisual sem destino, Galeria A Sala
RESIDÊNCIAS
2025 Ybytu, São Paulo
2022 Pivô Arte Pesquisa, São Paulo
2020 Olhão, São Paulo
PRÊMIOS E BOLSAS
2024-25 Goldsmiths (University of London) Junior Fellowship, UK
2023-24 Hopper Prize, USA (shortlisted)
2023 CIFO-Ars Electronica Award, USA and Austria (nominated)
2022 XV Prêmio Juan Downey, Bienal de Artes Mediales, Chile
CIFO-Ars Electronica Award, USA and Austria (nominated)
2021 PIPA Prize, Brasil
2018-2019 FAPESP Research Scholarship, Brasil
PROJETOS
Co-criador e organizador do arte_passagem: ocupação artística de uma vitrine na Galeria das Artes do centro de São Paulo, onde, periodicamente, um artista é convidado a intervir através de propostas que dialoguem com o entorno do centro da cidade, suas lojas e seus transeuntes. O projeto que teve inicio em junho de 2018, busca criar uma programação que expanda as maneiras tradicionais de se pensar arte na contemporaneidade, e propõe um desafio específico para os artistas ou grupo de artistas. Portanto, pensar sobre as condições da vitrine enquanto dispositivo de exibição, de qualquer tipo de produto, é uma das reflexões que os artistas inevitavelmente atravessam.
BIBLIOGRAFIA
TEXTOS EM LIVROS E CATÁLOGOS
2021 QUINTELLA, Pollyana. Nada acontece. Prêmio PIPA, Rio de Janeiro
OSORIO, Luiz Camillo. Entrevista com Ilê Sartuzi. Prêmio PIPA, Rio de Janeiro.
PITTA, Fernanda. Ninguém teria acreditado: Alvim Corrêa e 10 artistas
contemporâneos. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo.
TEXTOS DE EXPOSIÇÃO
2023 BRENNER, Fernanda. Vaudeville. Pedro Cera, Lisbon
2022 MESQUITA, Tiago. No one, but flayed skin. SESC Pompéia, São Paulo
2021 FARKAS, Solange. Nhonhô. Videobrasil, São Paulo
SELEÇÃO DE ARTIGOS E IMPRENSA
2024 ATON, Francesca. Brazilian Artist Steals Historic Coin From the British Museum as Part of Art Project. published on July 15th 2024 on ARTnews
BASCIANO, Oliver. How to Steal From the British Museum: A Brazilian Artist’s Guide. Published on July 16th 2024 on ArtReview
BIERENS, Maribelle. Ilê Sartuzi “steals” historical coin from the British Museum. Published on July 16th 2024 on Where’s The Frame
D’ALANCAISEZ, Pierre. Art as Collateral. Published on August 7th 2024 on The Critic
FELDMAN, Ella. This Art Student Stole a Coin From the British Museum – and Dropped It in the Donation Box. published on July 25th 2024 on the Smithsonian Magazine.
GILMOUR, Claire Isabella. An artist has stolen a coin from the British Museum as part of a performance piece – but is the artwork ethical? Published on July 26th 2024 on The Conversation
HUERTES, Sarah. Art Student Pulls Off a (Very Brief) Coin Heist at the British Museum. published on July 23rd 2024 on The New York Times
KHOMAMI, Nadia. Brazilian artist swaps historical coin in British Museum for a fake. published on July 22nd 2024 on The Guardian
MACÊDO, Vinicius. Brasileiro furta moeda histórica no Museu Britânico e deposita na caixa de doações para alertar sobre ‘pilhagem’ na arte. published on July 16th 2024 on O Globo
MOFFITT, Evan. Another object has been stolen from the British Museum – but this time by an artist. published on July 15th 2024 on The Art Newspaper
MOLITOR, Felipe. O mágico, a moeda, a sala do dinheiro e as negociações simbólicas de Sleight of Hand. In: Crítica Infraestrutural. São Paulo: Celeste, N.02, 2024.
MOUNT, Harry. Artist swaps historic British Museum coin for one he faked using egg and coffee. Published on July 28th 2024 on The Sunday Times.
MUZAFFAR, Maroosha. Brazilian art student swaps Civil War coin at British Museum in colonial artefacts protest. published on July 23rd 2024 on Independent
RICHTER, Hani. Artist swaps British Museum coin with fake. published on July 23rd 2024 on Reuters
ROCHA, Matheus. Um passe de mágica. published online on July 31st 2024 and printed on August 6th 2024 on Folha de São Paulo
SWARD, Brandon. Brazilian Conceptual Artist Steals Historic Coin From the British Museum. published on July 12th 2024 on Hyperallergic
2023 SILVA, Luis. Vaudeville. ArtNexus, No. 121, pp. 127-128.
2022 GG, João. Um causo perturbador: retalhos de Ilê Sartuzi. Revista Rosa, No. 2, Vol. 5
2021 MORAES, Carolina. Palacete refeito com tecnologia mostra como o poder se atualiza. Folha de São Paulo.
FERRAZ, Alice. Arte e tecnologia em sintonia. O Estado de S. Paulo. 14.10.2021
GARCIA, Giulia. Da ancestralidade às novas tecnologias. Arte!Brasileiros.
GARCIA, Giulia. Um giro em falso. Arte!Brasileiros.
FERRAZ, Marcos Grinspum. Muito além da história de um casarão. Arte! Brasileiros.
ALZUGARAY, Paula. A casa e seu duplo. Select.
MUNIZ, Leandro. A revisão de um passado contínuo. Select.
ZANFER. Gustavo. Documentário conta a história de São Paulo através de casarão histórico. Jornal da USP.
ROCHA, Camilo. O que um minidoc sobre um casarão diz a respeito de São Paulo. NEXO. 17.03.2021
2020 BEIGUELMAN, Giselle; MUNIZ, Leandro. Night and Day. Select.
MOREYRA, Mercedes López. Nuevxs Formatxs. Relieve Contemporáneo.
YUNES, Camila. Conheça quatro artistas que produzem para o ambiente digital. Vogue Gente. 20.07.2020
2019 KUGELMAS, Ricardo. Ateliê Aberto. GQ
TEXTOS DO ARTISTA
2024 SARTUZI, Ilê. Lies and more lies. Wild Trumpets, London
2023 SARTUZI, Ilê. Some propositions for museum’s security systems. Revista Rosa, No.1 Vol.8
2021 SARTUZI, Ilê. YOGA. O Turvo, Vol. 01