Arnold Schwarzenegger, 2018-2019
projeção de video sobre chapa de PVC expandido e ferro 
193 x 106 cm + projetor

Um recorte sobre uma chapa de PVC expandido soma quatro poses de Arnold Schwarzenegger. Sobre a silhueta dessas possibilidades são projetadas as poses alternadamente, em fades lentos de uma para a outra, mimetizando a movimentação que o modelo poderia ter em uma exibição de fisiculturismo. A sequência que se mantem em loop reitera uma ideia de superficialidade do corpo. Isto é, por mais que esse corpo seja dotado de uma volumetria extraordinária, é frequentemente visto enquanto imagem, foi feito para ser apreciado enquanto imagem, para alguns, de um corpo ideal. Essa bidimensionalidade é reforçada pela planaridade do papelão que habita um espaço intermediário entre a pintura (imagem) e a escultura (corpo).

A obra se insere, portanto, dentro da pesquisa da corporeidade da imagem e do caráter imagético da escultura (ou do corpo) que se desenvolve em outras obras mais persistentemente a partir de 2016. Nesse caso, assim como nos experimentos em látex, o corpo guarda diversas possibilidades de forma, condensando-as em um único espaço, de maneira que a silhueta total mais pareça uma massa informe do que um corpo. 

Habitam o imaginário desses totens de papelão os heróis e atores de cinema, políticos e pessoas públicas, além de figuras fitness e atletas. De alguma maneira, Schwarzenegger incorpora todos esses papéis, que vai desde o memorável Terminator à sua atuação enquanto Governador do Estado da California e seu titulo enquanto Mr. Universe. De fato, encarna a imagem do ciborgue, seja em seus personagens ou na construção de seu corpo-máquina.