vedetes, 2017
máscara de látex, suporte, servomotor, arduino, projetor
dimensões variáveis
em parceria com o grupo AMUDI da Escola Politécnica da USP
vista da instalação na exposição
ruídos e ausências contínuos
curadoria de Guilherme Texeira na Galeria Sancovsky;
ArteLondrina7 com curadoria de Danillo Villa e Clarissa Diniz na DaP – Divisão de Artes Plásticas
vedetes, se articula em lógicas de superfícies, buscando explicitar a imagem enquanto superficialidade (sem profundidade), que é a condição mesma das vedetes. Essa lógica está tanto na concepção de máscara ou na projeção que toca essa pele e até mesmo no mecanismo posto nu. Deve ser importante notar que a luz é proveniente de um outro elemento, de maneira a ficar claro que existe um emissor de imagem (a vedete não carrega sua própria imagem). Somado a essas projeções, o movimento mecânico, dessincronizado, busca criar um descompasso entre os diferentes elementos da obra, da imagem e da mecânica por trás dela. Todavia, a obra guarda uma ambiguidade de apresentar essas imagens enquanto superfície, deformadas pelo movimento maquinal-repetitivo e, ao mesmo tempo, seduzir o observador com as imagens mesmas do consumo dessas figuras, de seus lábios e seu charme frente às câmeras.
Segundo a tese de número sessenta da Sociedade do Espetáculo de Guy Debord “A vedete do espetáculo, a representação espetacular do homem vivo, ao concentrar em si a imagem de um papel possível, concentra, pois, essa banalidade. A condição de vedete é a especialização do vivido aparente, o objeto de identificação com a vida aparente sem profundidade, que deve compensar o estilhaçamento das especializações produtivas de fato vividas. As vedetes existem para representar tipos variados de estilos de vida e de estilos de compreensão da sociedade, livres para agir globalmente. Eles encarnam o resultado inacessível do trabalho social, imitando subprodutos desse trabalho que são magicamente transferidos acima dele como sua finalidade: o poder e as férias, a decisão e o consumo que estão no inicio e no fim de um processo indiscutido”.